O dia 14 de fevereiro é chamado no brasil de “dia do amor”. É nessa data que, em muitos países, se comemora o dia de São Valentim, o famoso “valentine’s day” dos Estados Unidos, quando casais celebram a paixão e o romantismo.
Por isso, aqui no Brasil, nós celebramos a paixão, o carinho, o romance e os laços fraternos no dia 14 de fevereiro.
Existem várias versões sobre a origem desta celebração, que nos remetem para as festas romanas pagãs e para as manifestações da fé cristã. Na versão mais famosa, a celebração tem origem na festa pagã dos lupercais celebrada na Roma antiga, a partir de 14 de fevereiro, dedicada a Luperco ou Pan (o protetor do rebanho e dos pastores) e Juno (o deus do amor). Na Idade Média, dizia-se que este era o primeiro dia de acasalamento das aves. Assim, os casais medievais aproveitavam essa oportunidade para deixar mensagens de amor na porta da pessoa amada.
No século III DC, também em Roma, o padre Valentim celebrou o casamento contra a ordem do imperador Cláudio II, que proibira o casamento durante a guerra por acreditar que os solteiros eram melhores guerreiros. A punição era inevitável: o padre Valentim e sua família foram presos na casa do prefeito pagão de Roma. O prefeito tinha uma filha cega que foi curada pelo padre, desta forma, ela conseguiu converter toda a sua família. Quando o imperador soube do ocorrido, condenou Valentim à morte por se recusar a renunciar a Cristo. Em 14 de fevereiro de 286, o padre foi decapitado.
Houve também um Valentim que também morreu em Roma na mesma época. Ele foi o primeiro bispo de Terni, conhecido por seus dons de cura e conselho. Casais brigados, depois de conversar com ele, muitas vezes voltavam para formalizar a união. O bondoso bispo foi preso por defender alguns cristãos. Morreu pela fé em Cristo em 14 de fevereiro de 273. A Igreja católica o declarou santo o mártir, que os fiéis devotos cultuam como padroeiro do amor.
No século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim para presentear a pessoa amada ou se reconciliar com ela. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos com o nome de Valentine’s Day. Na China, o sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar chinês é o Qi iao Jie, “A noite dos sete”, que é equivalente ao Dia do Amor.
Em suas várias formas, o amor traz alento, ânimo, encanto, inspiração, desejo, saudade, conforto, todos os tipos de sensações que movimentam a nossa vida e a fazem valer a pena. A todos os que amam é um ótimo dia para comemorar!
Nós da Luto desejamos que essa data seja cheia de significado para você!