Valentines heart balloon held by a person

Você conhece o dia do amor?

O dia 14 de fevereiro é chamado no brasil de “dia do amor”.⁣ É nessa data que, em muitos países, se comemora o dia de São Valentim, o famoso “valentine’s day” dos Estados Unidos, quando casais celebram a paixão e o romantismo.

Por isso, aqui no Brasil, nós celebramos a paixão, o carinho, o romance e os laços fraternos no dia 14 de fevereiro.⁣ 

Existem várias versões sobre a origem desta celebração, que nos remetem para as festas romanas pagãs e para as manifestações da fé cristã. Na versão mais famosa, a celebração tem origem na festa pagã dos lupercais celebrada na Roma antiga, a partir de 14 de fevereiro, dedicada a Luperco ou Pan (o protetor do rebanho e dos pastores) e Juno (o deus do amor). Na Idade Média, dizia-se que este era o primeiro dia de acasalamento das aves. Assim, os casais medievais aproveitavam essa oportunidade para deixar mensagens de amor na porta da pessoa amada.

No século III DC, também em Roma, o padre Valentim celebrou o casamento contra a ordem do imperador Cláudio II, que proibira o casamento durante a guerra por acreditar que os solteiros eram melhores guerreiros. A punição era inevitável: o padre Valentim e sua família foram presos na casa do prefeito pagão de Roma. O prefeito tinha uma filha cega que foi curada pelo padre, desta forma, ela conseguiu converter toda a sua família. Quando o imperador soube do ocorrido, condenou Valentim à morte por se recusar a renunciar a Cristo. Em 14 de fevereiro de 286, o padre foi decapitado.

Houve também um Valentim que também morreu em Roma na mesma época. Ele foi o primeiro bispo de Terni, conhecido por seus dons de cura e conselho. Casais brigados, depois de conversar com ele, muitas vezes voltavam para formalizar a união. O bondoso bispo foi preso por defender alguns cristãos. Morreu pela fé em Cristo em 14 de fevereiro de 273. A Igreja católica o declarou santo o mártir, que os fiéis devotos cultuam como padroeiro do amor.

No século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim para presentear a pessoa amada ou se reconciliar com ela. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos com o nome de Valentine’s Day. Na China, o sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar chinês é o Qi iao Jie, “A noite dos sete”, que é equivalente ao Dia do Amor.

Em suas várias formas, o amor traz alento, ânimo, encanto, inspiração, desejo, saudade, conforto, todos os tipos de sensações que movimentam a nossa vida e a fazem valer a pena. A todos os que amam é um ótimo dia para comemorar! 

Nós da Luto desejamos que essa data seja cheia de significado para você!

Não perca nossos conteúdos!

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Compartilhe