Livros sobre luto

A literatura ao redor do luto: Livros para auxiliar o processo de aceitação

Há livros que marcam profundamente seus leitores e, invariavelmente, também acabam marcados com o tempo.

Fiéis companheiros das situações mais diversas, o hábito da leitura transporta a imaginação para diferentes universos e nos instiga a refletir sobre a vida e seus possíveis ensinamentos.

E quanto ao luto? Há como falar sobre a morte de uma maneira leve ou então descrever esse difícil momento de partida e despedida com compaixão?

A leitura de livros que abordam a temática pode ser um amparo acolhedor e importante auxílio na superação do luto. Confira alguns livros sobre luto que a Luto Curitiba separou para você:

 

1 – A Morte é um Dia Que Vale a Pena Viver

 

Mesmo que a finitude da vida seja uma certeza, é consenso que a morte é um grande medo entre a maioria das pessoas. Por isso, no livro, a autora enfrenta a dificuldade e o tabu que rondam o assunto para falar sobre a vida e o que realmente importa antes do adeus.

 

2 – A invenção da Solidão

 

É comum que a narrativa dos livros que abordam o luto surja a partir da vivência do autor com o fato narrado. Nesta obra, Paul Auster, importante autor da literatura americana atual, mescla diversos de seus talentos em um mosaico poético para falar sobre suas recordações pessoais e criar um livro de memórias a partir da morte do pai.

 

3 – Canja de Galinha para a Alma

 

O luto costuma ser um momento de fragilidade, logo, ler histórias que reafirmam mensagens acolhedoras pode ser como um abraço necessário ou, como o próprio título do livro diz, uma canja de galinha para a alma.

 

A obra reúne histórias que destacam o melhor da vida de maneira singela dando ênfase nos pequenos gestos, mas de grande significado e conforto para o coração do leitor.

 

Assim como a partida de um ente querido pode significar um momento difícil de ser superado, os livros condensam com maestria os sentimentos e organizam, de maneira única, as vivências e o afeto de quem para sempre será lembrado dentro de cada leitor.

 

Se, para muitos, o luto é solitário, ler é uma maneira de confortar a dor, entender e acolher os sentimentos que pairam sobre o coração de quem lida com uma perda.

 

Você já conhecia algum dos livros da nossa lista? Compartilhe com a sua rede essa mensagem de carinho!

 

 

Não perca nossos conteúdos!

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Compartilhe