saúde dos homens - luto curitiba

Novembro Azul: A saúde dos homens em foco

Apesar de terem como desejo uma vida longa e com qualidade, a saúde dos homens é um assunto que tem sido deixado de lado ao longo dos anos. Quando o assunto é o cuidado com a saúde, principalmente em se tratando da prevenção de doenças, os homens tendem a dar menos atenção do que as mulheres.

Estudos apontam que homens tendem a viver menos que mulheres, em média aproximada de 10 anos. Isso se dá em função de sua participação em atividades profissionais de maior periculosidade, bem como ao descuido com uso de substâncias prejudiciais como o álcool.

Vamos falar sobre isso?

Como a saúde dos homens é enxergada por eles?

Um ponto importante que afeta a longevidade e a saúde dos homens é o desinteresse demonstrado em cuidar da saúde e manter hábitos mais saudáveis. Cerca de 61% dos homens afirma ser semi-proativo no cuidado com a saúde, buscando ajuda única e exclusivamente quando encontram uma enfermidade.

Geralmente, homens evitam consultas de rotina, o que dificulta quando falamos de doenças assintomáticas e que quanto antes descobertas, maior a chance de sucesso do tratamento.

Alguns motivos podem explicar o que está por trás da baixa procura por check-ups: muitos relatam medo e ansiedade na hora de buscar por ajuda médica. Isso porquê eles têm bastante receio de descobrir algum problema sério de saúde. Boa parte precisa ser incentivada, geralmente por seus cônjuges, para buscar por algum tipo de ajuda.

Como consequência à esta desatenção, em alguns casos, tais doenças assintomáticas já são encontradas estado avançado, o que pode aumentar a complexidade do tratamento ou ainda apresentar complicações irreversíveis.

Novembro azul e o propósito da conscientização

O novembro azul foi criado justamente para promover a conscientização e autocuidado entre os homens. Sua ênfase no câncer de próstata é em função da alta taxa de mortalidade da população masculina recorrente desta doença. Este é um exemplo de doença assintomática, que pode ser facilmente diagnosticada por meio do exame de próstata e que, quanto antes descoberta, melhores as chances de sucesso.

Contudo, essa campanha também incentiva o cuidado com a saúde dos homens. Evitar excessos e abusos como o álcool e outros vícios, cuidar da alimentação, estar atento a doenças sistêmicas como a hipertensão e a diabetes, e manter-se ativo com uma boa rotina de exercícios, são mudanças simples que podem aumentar a qualidade de vida e a longevidade.

A saúde dos homens acaba sendo um ponto de grande fragilidade e é necessário estarmos atentos. Em pleno século XXI, não é possível deixarmos de lado um assunto tão sério devido a tabus.

Aos leitores que acompanham deste artigo, realizem exames de rotina. Eles podem ajudar a detectar diversas doenças em estágios iniciais e assim, possibilitar um tratamento com mais índice de cura.

Cuidar da saúde é imprescindível.

Adote uma vida mais saudável e alie a exames de rotina.

 

Não perca nossos conteúdos!

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Compartilhe