perfil-redes-sociais-luto-curitiba-memorial

Tecnologia: transforme o perfil do ente querido nas redes sociais em memorial

Preservar a memória de um ente querido é uma forma de perpetuar o legado construído ao longo da vida, podendo oferecer um certo conforto ao enlutado. Fotografias, tatuagens e objetos são exemplos de boas lembranças que podem ser materializadas e servem como instrumento de superação no processo de luto.

Hoje é possível contar com o auxílio da tecnologia para guardar as recordações da pessoa que se foi e transformá-las em um espaço dedicado a homenagens. Continue a leitura e saiba como transformar o perfil de um falecido na rede social em um memorial.

Como transformar uma conta em memorial?

O Facebook encontrou uma maneira de manter viva a memória dos usuários que morreram e continuaram com suas contas ativas. No entanto, para designar uma pessoa para administrar o perfil, é necessário que o titular nomeie em vida um “contato herdeiro” que ficará responsável pelo gerenciamento das seguintes funcionalidades:

  • Publicação de post na parte superior do mural
  • Responder solicitações de amizade
  • Atualizar imagem do perfil e foto de capa
  • Realizar o download de fotos*
  • Deixar mensagens na linha do tempo*
  • Mudar as informações de perfil*

Obs: os três últimos acessos precisam de consentimento prévio do usuário falecido.

O contato herdeiro não tem permissão para:

  • Fazer login na conta
  • Visualizar informações pessoais (como mensagens privadas)
  • Remover publicações, fotos, vídeos ou amigos

Caso você tenha um amigo ou parente que faleceu e não deixou ninguém encarregado de gerenciar a página, não se preocupe, pois ainda é possível imortalizar a página e deixá-la como uma homenagem àquela pessoa especial. Para utilizar essa função, basta ter o nome completo do falecido, a data do óbito e um documento que comprove a morte.

Veja passo a passo como transformar o perfil em memorial:

  • Após abrir a sua conta no Facebook, digite o link (facebook.com/help/contact/651319028315841), que levará diretamente à página de solicitação;
  • Preencha os dados com o nome do falecido, a data do óbito e anexe um documento que ateste a morte.
  • Ao finalizar, clique em “enviar” e aguarde a análise da equipe da plataforma.

Se a solicitação for aprovada, a frase “Em memória de” ficará sobre o nome do usuário e o login não será mais permitido.  A transformação em memorial garante a segurança da conta, impedindo o acesso de outras pessoas.

Recentemente, devido ao elevado número de óbitos pela pandemia da Covid-19, o Instagram também adicionou a opção de memorial em contas de usuários que faleceram. O processo de mudança é bem parecido com o do Facebook, entenda:

  • Entre na página Central de Ajuda;
  • Preencha o formulário com seu nome completo, seu endereço de e-mail e os dados da pessoa falecida;
  • Após o envio, basta aguardar a aprovação da plataforma para que a conta seja transformada em memorial.

Outra opção disponível em ambas as plataformas é a exclusão permanente da conta do ente querido. Nesse caso, tanto o Facebook quanto o Instagram pedem obrigatoriamente a apresentação de documentos que comprovem a ligação direta entre o familiar e o falecido. Essas informações podem ser encontradas clicando aqui.

Leia mais: Guia completo: documentos necessários para evitar burocracias em decorrência de um óbito.

A importância dos memoriais

Os memoriais são espaços (físicos ou digitais) que têm como papel principal resguardar a memória de pessoas e/ou instituições, contribuindo para a preservação da história através das gerações. Esses registros possibilitam o resgate de momentos importantes, nos âmbitos social, político, econômico ou cultural.

Ao redor do planeta, há diversas construções arquitetônicas criadas para lembrar respeitosamente das vítimas de eventos históricos. Conheça algumas delas:

9/11 Memorial e Museu

Erguido para honrar todas as vítimas dos ataques às torres gêmeas, que ocorreu no dia 11 de setembro de 2001, em Nova York. O local conta a história do trágico dia por meio de registros midiáticos, artefatos monumentais e narrativas que relembram as vidas perdidas e a dor de familiares e sobreviventes.

Monumento Nacional do Holocausto

Situado na cidade de Ottawa, no Canadá, o Monumento homenageia milhões de inocentes que foram brutalmente assassinados durante o regime nazista. A combinação entre arquitetura, arte e fotografia criam um espaço simbólico que demonstra a força de todos àqueles que viveram o pesadelo do Holocausto.

Memorial do Monte Herzl

O espaço localizado no Monte Herzl, dentro do Cemitério Nacional de Israel, foi idealizado pelo Ministério da Defesa de Israel como um tributo a todos os militares israelenses e soldados judeus que morreram nas guerras desde 1860. A estrutura possui uma “parede de nomes”, composta por mais de 23 mil tijolos de concreto contendo o nome de cada vítima e a data de falecimento.

Memorial Dwight D. Eisenhower

O projeto encomendado pelo Congresso demorou mais de 20 anos para ser finalizado e foi construído para honrar o legado do 34º Presidente dos Estados Unidos como comandante da Aliança na Segunda Guerra Mundial.  O memorial apresenta diversos símbolos que relembram os feitos de Eisenhower durante o período de batalhas.

Durante a pandemia da Covid-19, alguns memoriais virtuais foram criados com a função de compartilhar as experiências vividas pela sociedade ao longo desse período, por meio de textos, imagens e vídeos. Inumeráveis foi uma das iniciativas pensadas para preservar a história de cada uma das vítimas do coronavírus no Brasil, por meio de testemunhos enviados por membros da família.

Memorial da Pandemia foi outro projeto desenvolvido por um grupo de historiadores brasileiros, no qual documenta as consequências da doença para a humanidade. Esse acervo online permite que toda a comunidade contribua com dados sobre a pandemia.

Museus funerários: descubra quais são os 6 principais pelo mundo.

Conheça o Memorial Luto Curitiba

Você sabia que a Luto Curitiba possui um espaço próprio para a realização das cerimônias de despedida? O Memorial foi pensado com o propósito de ressignificar o luto, oferecendo acolhimento e tranquilidade para as famílias no momento da despedida, a preços acessíveis. Fale com a nossa equipe através do 0800 041 8021 ou envie um WhatsApp para (41) 3514-3514 e conheça a nossa infraestrutura completa.

Não perca nossos conteúdos!

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email