mitos-e-verdades-plano-funeral-luto-curitiba

A Luto Curitiba desvendou os 6 principais mitos que sempre te contaram sobre os planos funerais

A contratação de um plano de assistência funeral é uma decisão muito importante e que, às vezes, pode gerar medo e angústia em quem o contrata. Muitos se perguntam “será que isso pode levar ao falecimento de um ente querido?”, ou até mesmo “vou utilizá-lo somente quando morrer?”.

Esses e outros questionamentos são bem comuns. Para solucioná-los, a informação é a chave que ajudará a entender se está na hora de contratar esse serviço e como ele realmente funciona.

É importante destacar que esse modelo de serviço deve ser visto como uma forma de cuidado e prevenção. Assim como os planos de saúde, o objetivo do plano funerário é proporcionar às famílias maior conforto e tranquilidade diante de um momento que é inevitável.

No entanto, ainda há diversas mentiras que precisam ser esclarecidas para que você entenda a real importância desse benefício. Continue a leitura e confira quais são os principais mitos que foram contados a você.

#MITO 01 – Desperdício de dinheiro

Muitas pessoas acreditam que a contratação de um plano funerário pode prejudicar consideravelmente o orçamento familiar. Porém, o que elas não sabem é que a organização de uma cerimônia de última hora pode se tornar ainda mais cara, tanto para o bolso, quanto para o emocional.

A morte é um acontecimento que ninguém pode prever e a assistência assegura apoio e proteção à família, encarregando-se do custeio das despesas e da prestação de todo o suporte necessário para a organização do velório, sepultamento ou cremação. Além da certeza de acolhimento, cuidado e segurança nesse momento tão difícil, os dependentes ainda têm a vantagem de diluir o pagamento desses custos a um valor mínimo.

#MITO 02 – Significa chamar a morte

Esse é um dos mitos mais propagados na hora de adquirir um plano funeral. Mas reflita comigo: você contrata um plano de saúde supondo que adoecerá? Certamente não. E essa é exatamente a mesma lógica das assistências funerais – assegurar proteção emocional e financeira em um momento de vulnerabilidade.

A perda de um ente querido já é um processo bastante desgastante para a família e ter que lidar com diversos trâmites burocráticos relacionados à documentação, assim como a definição dos preparativos que envolvem o velório e o sepultamento, pode tornar a situação ainda mais dolorosa. Por isso, adquirir um plano funerário é um ato de amor e proteção, em que o associado resguardará as pessoas mais próximas.

Ainda restam dúvidas? Então confira agora esse artigo: 4 razões para contratar um plano de assistência funeral

#MITO 03 – Não compre “gato por lebre”

Infelizmente, muitas empresas de assistência funeral não deixam claro para os clientes tudo o que os planos contemplam e as pessoas acabam comprando “gato por lebre”. Essa questão é bastante recorrente no mercado funeral, afetando principalmente os beneficiários que necessitam dos serviços de tanatopraxia.

Apesar do nome complicado, o procedimento tem como objetivo preparar e conservar o corpo para a cerimônia fúnebre, evitando que ocorram liberações de fluídos e odores no momento da despedida, além de manter a pessoa com uma aparência próxima daquela que tinha em vida. No entanto, a técnica não é nada barata e, quando precisa ser realizada, nem sempre é coberta pelo plano.

O grande problema é que muitas famílias contratam os planos de assistência funeral para não desembolsar nenhum centavo a mais e acabam sendo surpreendidas com novos gastos quando o inevitável acontece – como é o caso da tanatopraxia.

Para que os associados não tenham dúvidas sobre o que estão adquirindo, a Luto Curitiba tem cuidado e transparência no momento de apresentar cada um de seus pacotes. A empresa oferece de planos básicos a completos (que incluem cremação, sepultamento e tanatopraxia), além de possuir a menor carência do mercado.

Clique aqui e descubra qual é o plano ideal para proteger sua família.

#MITO 04 – A cremação é mais cara que o sepultamento

Quando ouvimos falar que alguém foi cremado, logo nos vem à mente a ideia de que a pessoa possuía grandes recursos financeiros para o pagamento do procedimento. O que muitos desconhecem é o fato que o valor da cremação pode custar a metade do preço de um enterro, caso seja planejada previamente. Entenda o porquê:

Gastos com a cremação:

  • Serviço funerário;
  • Urna;
  • Ornamentação;
  • Cerimônia;
  • Documentações (liberação do corpo + taxas de cartório)
  • Preparação do corpo (com serviços adicionais, como a tanatopraxia);
  • Pagamento de taxas referentes ao cartório;
  • Translado;

Gastos com o sepultamento:

  • Serviço funerário;
  • Urna
  • Ornamentação;
  • Cerimônia;
  • Liberação do corpo;
  • Preparação do corpo (com serviços adicionais como a tanatopraxia);
  • Pagamento de taxas referentes ao cartório;
  • Translado;
  • Manutenção vitalícia do cemitério;
  • Compra do terreno ou jazigo.

Como é possível observar, a grande diferença é que o sepultamento demanda mais dois serviços indispensáveis: as taxas de manutenção do cemitério e a compra de um terreno – que inicia em torno de 5 mil reais e não possui um teto máximo de valor. Ou seja, a cremação é o método mais econômico e dispensa gastos futuros.

#MITO 05 – Seguro funeral e assistência funeral são o mesmo serviço

A falta de conhecimento em relação às diferenças entre o seguro funeral e assistência funeral podem confundir o consumidor na hora da contração. Enquanto o primeiro disponibiliza apenas a cobertura que garante o reembolso dos gastos, a segunda oferece apoio completo durante cada etapa do serviço funeral.

Ou seja, no seguro funeral a pessoa que perdeu um ente querido ficará encarregada de todos os trâmites, em meio a um momento de extrema dor e fragilidade, e será reembolsada somente após 90 dias (o que pode comprometer o orçamento durante esse período e inserir o indivíduo no cheque especial).

Já com a assistência funeral não haverá preocupação alguma em ter que contratar uma prestadora de serviços, pois a família terá total suporte para resolver todos os detalhes. Serviços como cerimônia, sepultamento, pagamento de taxas para emissão de documentos, translado do corpo dentre outras decisões – que podem chegar a mais de 90! – são alguns dos trâmites realizados pela empresa parceira, a depender do plano contratado pelo beneficiário.

Entenda mais sobre o assunto: Qual é a diferença entre plano funeral e seguro funeral?

#MITO 06 – Em caso de cancelamento terei meu dinheiro de volta

Assim como qualquer seguro (de imóveis, veículos, de vida, dentre outros) os planos funerais também não dão o direito de pedir o dinheiro de volta em caso de cancelamento. Essa prática é totalmente legal, pois mesmo que o beneficiário ou seus dependentes não tenham utilizado o serviço – visto que ele é prestado apenas quando ocorre o óbito da(s) pessoa(s) inscrita(s) – a família esteve assegurada durante todo o período contratado.

No caso da Luto Curitiba, se todas as mensalidades estiverem em dia, o beneficiário poderá cancelar ou migrar para outra empresa a qualquer momento, com a vantagem de não precisar pagar multa. Além disso, caso o associado venha de outra assistência para a Luto Curitiba, não haverá carência e ele ainda garantirá proteção integral *oferecida pelos planos familiares completo e premium.

Se você pensa em adquirir um plano funeral para sua família ou tem alguma dúvida, entre em contato com um consultor pelo número 0800 041 8021 ou pelo WhatsApp (41) 3514-3514.

Memorial Luto Curitiba: um novo conceito para cerimônias de despedida

Memorial Luto Curitiba foi pensado para oferecer conforto e tranquilidade para as famílias no momento da despedida. O espaço proporciona uma experiência ímpar de acolhimento, com uma infraestrutura completa para atender aos desejos de cada família de forma única e personalizada: 6 salas para velório com jardim ou terraço privativos, quarto para descanso, lanchonete, estacionamento próprio e muito mais!

E o melhor: associados(as) Luto Curitiba têm condições especiais para a utilização do Memorial. Clique aqui e saiba como usufruir de todos esses benefícios.

Não perca nossos conteúdos!

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email