mitos-e-verdades-plano-funeral-luto-curitiba

A Luto Curitiba desvendou os 6 principais mitos que sempre te contaram sobre os planos funerais

A contratação de um plano de assistência funeral é uma decisão muito importante e que, às vezes, pode gerar medo e angústia em quem o contrata. Muitos se perguntam “será que isso pode levar ao falecimento de um ente querido?”, ou até mesmo “vou utilizá-lo somente quando morrer?”.

Esses e outros questionamentos são bem comuns. Para solucioná-los, a informação é a chave que ajudará a entender se está na hora de contratar esse serviço e como ele realmente funciona.

É importante destacar que esse modelo de serviço deve ser visto como uma forma de cuidado e prevenção. Assim como os planos de saúde, o objetivo do plano funerário é proporcionar às famílias maior conforto e tranquilidade diante de um momento que é inevitável.

No entanto, ainda há diversas mentiras que precisam ser esclarecidas para que você entenda a real importância desse benefício. Continue a leitura e confira quais são os principais mitos que foram contados a você.

#MITO 01 – Desperdício de dinheiro

Muitas pessoas acreditam que a contratação de um plano funerário pode prejudicar consideravelmente o orçamento familiar. Porém, o que elas não sabem é que a organização de uma cerimônia de última hora pode se tornar ainda mais cara, tanto para o bolso, quanto para o emocional.

A morte é um acontecimento que ninguém pode prever e a assistência assegura apoio e proteção à família, encarregando-se do custeio das despesas e da prestação de todo o suporte necessário para a organização do velório, sepultamento ou cremação. Além da certeza de acolhimento, cuidado e segurança nesse momento tão difícil, os dependentes ainda têm a vantagem de diluir o pagamento desses custos a um valor mínimo.

#MITO 02 – Significa chamar a morte

Esse é um dos mitos mais propagados na hora de adquirir um plano funeral. Mas reflita comigo: você contrata um plano de saúde supondo que adoecerá? Certamente não. E essa é exatamente a mesma lógica das assistências funerais – assegurar proteção emocional e financeira em um momento de vulnerabilidade.

A perda de um ente querido já é um processo bastante desgastante para a família e ter que lidar com diversos trâmites burocráticos relacionados à documentação, assim como a definição dos preparativos que envolvem o velório e o sepultamento, pode tornar a situação ainda mais dolorosa. Por isso, adquirir um plano funerário é um ato de amor e proteção, em que o associado resguardará as pessoas mais próximas.

Ainda restam dúvidas? Então confira agora esse artigo: 4 razões para contratar um plano de assistência funeral

#MITO 03 – Não compre “gato por lebre”

Infelizmente, muitas empresas de assistência funeral não deixam claro para os clientes tudo o que os planos contemplam e as pessoas acabam comprando “gato por lebre”. Essa questão é bastante recorrente no mercado funeral, afetando principalmente os beneficiários que necessitam dos serviços de tanatopraxia.

Apesar do nome complicado, o procedimento tem como objetivo preparar e conservar o corpo para a cerimônia fúnebre, evitando que ocorram liberações de fluídos e odores no momento da despedida, além de manter a pessoa com uma aparência próxima daquela que tinha em vida. No entanto, a técnica não é nada barata e, quando precisa ser realizada, nem sempre é coberta pelo plano.

O grande problema é que muitas famílias contratam os planos de assistência funeral para não desembolsar nenhum centavo a mais e acabam sendo surpreendidas com novos gastos quando o inevitável acontece – como é o caso da tanatopraxia.

Para que os associados não tenham dúvidas sobre o que estão adquirindo, a Luto Curitiba tem cuidado e transparência no momento de apresentar cada um de seus pacotes. A empresa oferece de planos básicos a completos (que incluem cremação, sepultamento e tanatopraxia), além de possuir a menor carência do mercado.

Clique aqui e descubra qual é o plano ideal para proteger sua família.

#MITO 04 – A cremação é mais cara que o sepultamento

Quando ouvimos falar que alguém foi cremado, logo nos vem à mente a ideia de que a pessoa possuía grandes recursos financeiros para o pagamento do procedimento. O que muitos desconhecem é o fato que o valor da cremação pode custar a metade do preço de um enterro, caso seja planejada previamente. Entenda o porquê:

Gastos com a cremação:

  • Serviço funerário;
  • Urna;
  • Ornamentação;
  • Cerimônia;
  • Documentações (liberação do corpo + taxas de cartório)
  • Preparação do corpo (com serviços adicionais, como a tanatopraxia);
  • Pagamento de taxas referentes ao cartório;
  • Translado;

Gastos com o sepultamento:

  • Serviço funerário;
  • Urna
  • Ornamentação;
  • Cerimônia;
  • Liberação do corpo;
  • Preparação do corpo (com serviços adicionais como a tanatopraxia);
  • Pagamento de taxas referentes ao cartório;
  • Translado;
  • Manutenção vitalícia do cemitério;
  • Compra do terreno ou jazigo.

Como é possível observar, a grande diferença é que o sepultamento demanda mais dois serviços indispensáveis: as taxas de manutenção do cemitério e a compra de um terreno – que inicia em torno de 5 mil reais e não possui um teto máximo de valor. Ou seja, a cremação é o método mais econômico e dispensa gastos futuros.

#MITO 05 – Seguro funeral e assistência funeral são o mesmo serviço

A falta de conhecimento em relação às diferenças entre o seguro funeral e assistência funeral podem confundir o consumidor na hora da contração. Enquanto o primeiro disponibiliza apenas a cobertura que garante o reembolso dos gastos, a segunda oferece apoio completo durante cada etapa do serviço funeral.

Ou seja, no seguro funeral a pessoa que perdeu um ente querido ficará encarregada de todos os trâmites, em meio a um momento de extrema dor e fragilidade, e será reembolsada somente após 90 dias (o que pode comprometer o orçamento durante esse período e inserir o indivíduo no cheque especial).

Já com a assistência funeral não haverá preocupação alguma em ter que contratar uma prestadora de serviços, pois a família terá total suporte para resolver todos os detalhes. Serviços como cerimônia, sepultamento, pagamento de taxas para emissão de documentos, translado do corpo dentre outras decisões – que podem chegar a mais de 90! – são alguns dos trâmites realizados pela empresa parceira, a depender do plano contratado pelo beneficiário.

Entenda mais sobre o assunto: Qual é a diferença entre plano funeral e seguro funeral?

#MITO 06 – Em caso de cancelamento terei meu dinheiro de volta

Assim como qualquer seguro (de imóveis, veículos, de vida, dentre outros) os planos funerais também não dão o direito de pedir o dinheiro de volta em caso de cancelamento. Essa prática é totalmente legal, pois mesmo que o beneficiário ou seus dependentes não tenham utilizado o serviço – visto que ele é prestado apenas quando ocorre o óbito da(s) pessoa(s) inscrita(s) – a família esteve assegurada durante todo o período contratado.

No caso da Luto Curitiba, se todas as mensalidades estiverem em dia, o beneficiário poderá cancelar ou migrar para outra empresa a qualquer momento, com a vantagem de não precisar pagar multa. Além disso, caso o associado venha de outra assistência para a Luto Curitiba, não haverá carência e ele ainda garantirá proteção integral *oferecida pelos planos familiares completo e premium.

Se você pensa em adquirir um plano funeral para sua família ou tem alguma dúvida, entre em contato com um consultor pelo número 0800 041 8021 ou pelo WhatsApp (41) 3514-3514.

Memorial Luto Curitiba: um novo conceito para cerimônias de despedida

Memorial Luto Curitiba foi pensado para oferecer conforto e tranquilidade para as famílias no momento da despedida. O espaço proporciona uma experiência ímpar de acolhimento, com uma infraestrutura completa para atender aos desejos de cada família de forma única e personalizada: 6 salas para velório com jardim ou terraço privativos, quarto para descanso, lanchonete, estacionamento próprio e muito mais!

E o melhor: associados(as) Luto Curitiba têm condições especiais para a utilização do Memorial. Clique aqui e saiba como usufruir de todos esses benefícios.

Não perca nossos conteúdos!

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Compartilhe