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Como auxiliar um colaborador enlutado?

Muita gente não sabe o que dizer ou como se comportar quando ocorre o falecimento de alguém próximo. Algumas pessoas prestam condolências, vão ao velório e ao enterro, ajudam no processo burocrático e fazem de tudo para colaborar. Mas há também quem não saiba como demonstrar apoio e evite tocar no assunto.

No ambiente corporativo esses comportamentos se repetem: alguns colegas se demonstram solícitos e empáticos, enquanto outros ficam tensos e sem saber como reagir. Para o RH, saber lidar com essas situações é muito importante não só para a manutenção do clima organizacional, mas também para o bom funcionamento de toda a empresa.

Por essa razão, a Luto Curitiba separou boas práticas para auxiliar o profissional de recursos humanos a amparar o colaborador enlutado e evitar que a sensação de incômodo acabe repercutindo por toda a equipe.

Antecipação de Férias

O luto é um processo único e muito íntimo. Logo, cada pessoa reage de uma forma. Alguns profissionais retornam rapidamente à antiga rotina, focando nas atividades em busca de amenizar a dor da perda. Outros podem se sentir desanimados ou sem foco para retornar ao trabalho.

Nesse momento, cabe ao RH e à liderança analisar qual é a melhor decisão a ser tomada, tendo em vista a corporação e a saúde do colaborador.

Uma saída para aquele funcionário que se encontra intensamente abalado com a morte de um ente querido é antecipar as férias dele. Dessa forma, ele consegue ficar mais algumas semanas em recuperação.

Disponibilidade de trabalho em home office

Outra prática amigável é disponibilizar ao funcionário enlutado a possibilidade de realizar seu trabalho em home office. Essa opção permite que a pessoa se adapte à nova rotina com calma e tenha mais liberdade para processar a perda, sem se desligar totalmente do seu cotidiano.

Flexibilidade de horário

Existem alguns benefícios previstos na CLT e em Convenções Coletivas, como a licença nojo. Porém, a sua empresa pode disponibilizar outras práticas ao funcionário enlutado, como a flexibilidade no horário do trabalho nos dias posteriores ao falecimento de um familiar.

Quando um óbito ocorre, diversas providências a serem tomadas, como o levantamento de documentação póstuma e compromissos bancários. Geralmente, essas questões precisam ser solucionadas em horário comercial, impossibilitando o comparecimento aos locais necessários e a resolução de toda a burocracia.  Esse cuidado com o funcionário vai fazer a diferença.

Assistência psicológica

A perda de alguém é capaz de desorganizar todas as emoções de uma pessoa. Mesmo que ela conte com uma sólida rede de apoio – com familiares, amigos e um bom empregador –, há situações em que o melhor é contar com ajuda especializada de um terapeuta ou psicólogo. Esse formato de benefício, inclusive, torna o processo de luto muito mais saudável, permitindo que a pessoa consiga se recuperar de forma mais rápida.

A assistência psicológica também é uma ferramenta muito útil em casos de falecimentos de funcionários. Afinal, nem sempre é fácil para os outros membros da equipe superarem a falta repentina de um colega.

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Homenagens

Essa é uma ação pouco realizada pelas empresas, mas que possui um alto impacto para quem recebe essa demonstração de cuidado. Uma forma bastante simples de prestar homenagem é por meio do envio de uma carta endereçada ao colaborador enlutado ou à família, constando as assinaturas da diretoria da empresa, área de RH ou Assistência Social.

A organização também pode se fazer presente no velório ou no sepultamento através do envio de uma coroa de flores. Pode ter certeza que o seu funcionário vai gostar de receber essa demonstração de apoio.

Libere alguns funcionários mais próximos para irem ao velório

Sabemos que tempo é dinheiro e que a sua empresa não pode fechar quando ocorre o falecimento do familiar de um colaborador. Mas é uma boa prática você liberar alguns funcionários mais próximos para que eles possam ir ao velório prestar homenagens e dar força ao colega.

Comunicação interna

A empresa pode enviar um comunicado à equipe com informações referentes à ocorrência, por meio da intranet, e-mail ou outro meio de divulgação adotado. Esta é uma forma de tornar a informação geral com toda a equipe, mas deve-se consultar antes o colaborador enlutado para que ele não se sinta exposto.

Outro cuidado a se tomar na comunicação com os funcionários é o tom da mensagem: ela não pode ser totalmente impessoal, mas também não pode ser muito triste ou pessimista.

Plano de Assistência Funeral

Você sabia que após a morte de um ente querido é necessário tomar cerca de 90 decisões em um curto período? Escolhas entre sepultamento ou cremação, definições relacionadas ao velório, documentações e liberação de procedimentos são apenas alguns exemplos daquilo que se deve solucionado em um período de 24h.

A contratação de um plano de assistência funeral empresarial pode ser um grande aliado da sua equipe. Esse serviço garante assessoria ao colaborador – e seus familiares – para que ele se preocupe apenas com a despedida.

Assim, sua empresa presta o apoio necessário nesse momento e dispensa movimentações de caixa não previstas, como o adiantamento de salário. Conheça as solução de prevenção funeral da Luto Curitiba: planos a partir de R$ 4,50, sem taxa de adesão, sem carência e pagamento com desconto em folha. Para saber mais, clique aqui ou fale conosco pelo WhatsApp (41) 3514-3514.

 

 

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