beneficios-animal-estimação

Benefícios de ter um animal de estimação

Não é nenhuma novidade que o número de animais domésticos cresceu – e muito! – nas últimas décadas. Hoje, o Brasil é o 2ª país com mais cães, gatos e aves, totalizando 132,4 milhões de pets.

E não são apenas eles que ganham com o carinho recebido pela família. Para os donos, as vantagens são muitas e nós descrevemos as principais nesse artigo.

Fazem bem para o coração

O carinho entre os bichinhos e seus tutores é incondicional e faz muito bem para o coração – literalmente! De acordo com um estudo do Mayo Clinic Proceedings: Innovations, Quality & Outcomes, pessoas que têm cachorros costumam apresentar uma frequência maior de atividades físicas, uma dieta adequada e menores índices de açúcar no sangue, combinação que favorece a saúde cardiológica.

Mantém o sistema imunológico em dia

Diferente do que alguns pais podem pensar, o convívio entre crianças e animais pode resultados positivos para a saúde. Segundo pesquisas do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, a exposição desde os primeiros anos pode fortalecer o sistema imunológico, reduzindo as chances de que a criança tenha alergias ou asmas no futuro.

Eles são verdadeiros terapeutas

Todo dono pode confirmar: os animais são capazes de melhorar até os dias mais tristes. É comprovado que essas interações podem aumentar os níveis de serotonina, hormônio responsável pela sensação de satisfação, e também evitar o isolamento social. Além disso, pacientes que sofrem de transtornos mentais, como ansiedade, depressão ou autismo, apresentam diminuição dos quadros e passam a enxergar a vida mais leve quando contam com a companhia de pets.

É possível listar uma infinidade de benefícios, mas ter um bichinho não se resume a isso: exige responsabilidade, já que será necessário dedicar cuidados e atenção. Por isso, antes de adotar ou comprar, avalie a sua disponibilidade e faça isso de forma consciente.

A Luto Curitiba apoia ações de proteção animal. Em 2020, a empresa realizou uma campanha de arrecadação destinada ao Instituto Bicho Urbano, que recolhe e recupera cães e gatos abandonados. Você pode conferir os animais disponíveis para adoção e maneiras de contribuir com a organização clicando aqui.

 

Não perca nossos conteúdos!

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email