luto-palabvra-ano-2o2o

“Luto” é a palavra de 2020

A pandemia de Coronavírus provocou uma série de mudanças em todo mundo: confinamentos, restrições, distanciamento, impactos na economia e perdas irreparáveis. Ao todo, já são mais de 76 milhões de infectados, 43 milhões de recuperados e 1.69 milhões de mortes. Sem dúvidas, 2020 é um ano que ficará marcado na história como um dos períodos mais difíceis já enfrentados pela humanidade.

Sabendo de todos esses acontecimentos, como você resumiria o último ano? Para a consultoria CAUSE e o Instituto IDEIA Big Data a palavra que define 2020 no contexto brasileiro é LUTO.

O estudo gerado pelas duas organizações tem o objetivo de apontar o espírito da época vivida e a percepção das pessoas ao final de um ciclo. O levantamento já está em sua quinta edição e considera a contribuição de 15 especialistas, entre jornalistas, publicitários, pesquisadores e acadêmicos. Os termos mais recorrentes – como luto, resistência, desamparo, isolamento, queimada, saudade e antirracismo – foram avaliados em relação ao volume de buscas em ferramentas de pesquisa e ranqueados por votação popular.

Ao menos 30% dos participantes apontou LUTO como a palavra que melhor define 2020. Isso pode ser compreendido, uma vez que a expressão está atrelada a perdas significativas que podem ser tanto de entes queridos, como também da sensação de normalidade causada pela pandemia ou acontecimentos decorrentes dela (desemprego, incertezas, falta de rotina, etc).

Conheça outras palavras que definem 2020

É comum que institutos de pesquisa e tendências, editoras e consultorias sugiram termos para definir o ano. Para o grupo responsável pela publicação do dicionário inglês Collins, lockdown (em português, confinamento) foi o termo de 2020. Já para o dicionário Merriam-Webster a expressão escolhida foi pandemia.

Por outro lado, esse foi o primeiro ano que o dicionário Oxford optou por não nomear apenas uma, mas várias palavras. A escolha se deve ao período sem precedentes que enfrentamos.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email