Luto: processo emocional é retratado pelo audiovisual

Luto: conheça filmes e séries que tratam desse assunto

O luto é um processo pelo qual todos vamos passar e conhecê-lo é necessário para saber atravessar esse período de forma saudável. Segundo os estudos da psiquiatra Elisabeth Kübler-Ross, é comum que uma pessoa experiencie ao menos 5 sentimentos após a perda de um ente querido: a negação, a raiva, a barganha, a depressão e a aceitação.

É possível que essa carga emocional ocorra toda de uma só vez ou que faltem etapas. O fato é que o luto não é linear; é sentido de forma única e pode proporcionar diferentes histórias. Além de Kübler-Ross, o cinema e a televisão também exploram esse tema e nos ajudam a entender melhor como é passar por isso.

Por isso, separamos algumas dicas de séries de televisão e filmes que você talvez ainda não tenha ouvido falar, mas que retratam o luto de diferentes formas.

Séries de televisão

A Sete Palmos (2001-2005)

Foto: divulgação.

A série retrata a rotina da família Fisher que possui uma funerária em Los Angeles, Califórnia. Toda a trama gira em torno de perdas, uma vez que cada novo episódio tem início com um falecimento que desencadeia os acontecimentos e dramas dos personagens. É uma das séries mais conceituadas da televisão americana.
Onde assistir: as 5 temporadas estão disponíveis no serviço de streaming HBO GO.

After Life – Vocês vão ter que me engolir (2019)

Após a perda de sua esposa, Tony (Ricky Gervais) se depara com a raiva de ter que enfrentar a vida sem a pessoa que ele mais amava. Essa mudança faz com que ele se torne um homem amargo e de difícil convivência. O enredo mostra o personagem tentando se adaptar à nova rotina enquanto atravessa o luto.
Onde assistir: as 2 temporadas da série estão disponíveis no serviço de streaming Netflix.

Fleabag (2016-2019)

Foto: divulgação.

Os episódios retratam uma jovem adulta tentando lidar com seus dilemas pessoais, a perda da mãe e da melhor amiga, além das interações com sua família disfuncional. A série aborda sentimentos como luto, solidão e culpa em um tom leve e cômico.
Onde assistir: as 2 temporadas estão disponíveis no serviço de streaming Prime Video.

This is Us (2016)

A história acompanha a vida de uma família em dois momentos: o passado e o presente. Em flashbacks, é possível entender seus principais momentos e o peso que a perda de um ente querido pode ter, mesmo após anos, na vida daqueles que ficam.
Onde assistir: as 3 temporadas estão disponíveis no serviço de streaming Prime Video.

Filmes

Toda Forma de Amor (2019)

O filme retrata a vida pacata de Oliver (Ewan McGregor) e suas relações. O personagem sofre com a perda da mãe, ocorrida há 5 anos, e passa a se deparar com as mudanças na vida de seu pai que revela ter câncer e ser homossexual. Ao mesmo tempo, Oliver tenta desenvolver suas conexões com a atriz francesa Anna (Melanie Laurent). O longa metragem é inspirado na história do pai do diretor e escritor Mike Mill.
Onde assistir: o filme está disponível no Google Play, Looke e no serviço de streaming Telecine.

Tão forte e tão perto (2011)

Oskar Schell (Thomas Horn) é um menino que sofre com a perda do pai, morto no World Trade Center em 11 de setembro de 2001. Vasculhando um armário de sua casa, ele encontra um vaso azul e uma chave que acredita ser parte de um enigma deixado pelo patriarca. O filme mostra a jornada dele e de sua família em busca da história por trás do objeto.
Onde assistir: o filme está disponível no Google Play e no serviço de streaming Looke.

Sete dias sem fim (2014)

A morte do patriarca de uma família judia reúne os 4 filhos, que não se viam há muito tempo, para a tradição do Shivah. Durante sete dias, eles precisam permanecer juntos e a convivência acaba reacendendo antigos conflitos.
Onde assistir: o filme está disponível nos serviços de streaming Netflix e Globoplay.

A canção do oceano (2014)

A animação irlandesa retrata a vida de duas crianças que perderam a mãe: Bem e a caçula Saiorse. Juntos descobrem que essa perda desencadeou revelações mágicas e que o legado de sua mãe ainda permanece com eles.
Onde assistir: o filme está disponível no Google Play e no serviço de streaming Looke.

Saiba mais sobre o luto:

As perdas e os lutos do coronavírus

eBook: Viver o luto para superar a dor

Como enfrentar a morte e lidar com a perda de um ente querido

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email