Natal e Ano Novo: como lidar com a saudade?

Natal e Ano Novo: como lidar com a saudade?

O período que compreende o Natal e o Ano Novo é sinônimo de felicidade para muita gente. É o tempo de reencontrar amigos, reunir a família e celebrar a vida. Mas essa não é uma regra.

Para algumas pessoas, a aproximação das festividades costuma ser um momento delicado. Quem passou por uma perda significativa, recentemente ou não, pode se sentir mais melancólico e solitário. A dor da ausência se torna clara e o desejo de ter a companhia daquele que partiu aumenta.

Há uma expressão inglesa que define esse sentimento: holiday blues. É a tristeza que aparece em datas comemorativas, como as festas de fim de ano e aniversários. Eventos como esse geralmente vem acompanhados de uma grande lista de afazeres e muita interatividade social. Para quem se encontra mais introspectivo, ter de encarar essas situações podem ser altamente estressante e até impactar em quadros de depressão ou ansiedade.

Leia: Como enfrentar a morte e lidar com a perda de um ente querido

Dicas para aproveitar o momento

O primeiro passo para aproveitar esse momento é entender que você não precisa aceitar todos os convites. Priorize aqueles com os quais você mais se identifica e preza pelas companhias. Ficou cansado (a) e decidiu mudar os planos? Está tudo bem. Não exceda os seus próprios limites. O ideal é buscar equilíbrio e viver cada experiência respeitando seu próprio tempo.

Tenha em mente que o seu ente querido, seja quem for, gostaria que você fosse feliz e continuasse desfrutando do que a vida tem a oferecer. Por isso, adote novas tradições. Por exemplo, ao invés de fazer a comemoração na casa de alguém, que tal se reunir em um restaurante que todos os convidados gostam?

Encontrar formas de homenagear também pode ser um meio de processar a perda e honrar a memória da pessoa amada. Você pode falar sobre as experiências que viveram juntos, realizar doações em nome dela ou até criar pequenos rituais que poderão ser repetidos ao longo dos anos.

Acesse o eBook: Viver o luto para superar a dor

Por fim, permita-se sentir alegre e viver o presente. Quanto mais se prolonga a culpa, mais difícil é aceitar o luto e seguir em frente. Reflita sobre o seu futuro e as oportunidades que o próximo ano guardam para você. Nós  garantimos: dias melhores virão.

Aproveite para proteger sua família com os planos da Luto Curitiba. Entre em contato com um de nossos consultores pelo telefone 0800 41 8021 ou pelo WhatsApp (41) 3224-8021.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email