Novembro azul: o cuidado é a melhor forma de prevenção

Novembro azul: o cuidado é a melhor forma de prevenção

De acordo com dados do Ministério da Saúde (2017), o câncer de próstata é o tipo mais comum entre a população masculina brasileira. O índice de óbitos causados pela doença é de 28,6% e cresce todos os anos, principalmente em indivíduos a partir dos 50 anos.

Duas razões influenciam nesse indicador: o preconceito e a desinformação. Por terem receio do exame preventivo, conhecido como toque retal, muitos homens evitam fazê-lo e arriscam a própria saúde.

Foi com o propósito de desconstruir essa ideia que nasceu o Novembro Azul. A campanha, lançada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, inicialmente tinha por objetivo educar sobre o câncer de próstata. Na última década, sua missão se tornou mais ampla e passou a  alertar para a importância de adotar hábitos sadios a fim de manter a qualidade de vida.

Prevenção é o melhor tratamento

Pacientes com câncer de próstata diagnosticados ainda em estágio inicial tem até 90% de chances de se recuperar da doença. Como nessa etapa a enfermidade não apresenta sintomas, só é possível identificá-la por meio do exame de toque e da realização do PSA (Prostate-Specific Antigens).

Leia também: O que é o Outubro Rosa?

Além da visita anual ao urologista, o homem também deve assumir outros cuidados, como a prática regular de exercícios e alimentação equilibrada. Dessa forma, ele garante maior equilíbrio e bem-estar em sua rotina.

Não perca nossos conteúdos!

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email