Qual é a diferença entre plano funeral e seguro funeral?

Qual é a diferença entre plano funeral e seguro funeral?

Uma pesquisa realizada em 2018 pelo SPC Brasil e CNDL apontou que 6 em cada 10 brasileiros não fazem planejamento financeiro. As razões para o indicador ser alto são muitas, mas uma coisa é fato: viver sem pensar no amanhã pode trazer grandes consequências.

Isso porque a ideia de encarar o futuro costuma ser restrita aos objetivos que uma pessoa ou um grupo têm em vida. Ou seja, ninguém considera que a morte faz parte desse ciclo e precisa ser considerada em termos financeiros.

O assunto ainda é um tabu 

É difícil encontrar espaços no qual a morte é discutida de forma clara e lógica. A principal razão é porque a sociedade prefere se afastar do tema, já que ele provoca sentimentos como o medo, a dor, o vazio e até mesmo a indiferença, pois muitos acreditam que ignorar sua existência é o mesmo que evitá-la.

Assumir essa postura, infelizmente, só piora o problema. Pense na seguinte situação: um ente querido que estava doente há algum tempo falece e você é o encarregado de todos os trâmites. Você saberia como proceder?

Nessa hora, quem não conta com qualquer tipo de amparo e desconhece os procedimentos a serem tomados deve se responsabilizar por inúmeras decisões num espaço curto de tempo. Além disso, também há toda a carga emocional relacionada à perda, que dificulta a compreensão do melhor caminho a ser seguido e rouba toda a atenção que deveria ser investida na despedida e no acolhimento de parentes e amigos.

Evitar esse cenário é simples. Quem conta com um plano de assistência funeral foge de todas as burocracias relacionadas ao óbito com um simples telefonema.

Entenda mais: 4 razões para contratar um plano de assistência funeral

O que é o plano funeral?

Os planos de assistência funeral (ou plano funeral) são responsáveis por fornecer ao enlutado todo o apoio necessário no momento da morte. A prestadora cuidará de toda a burocracia, permitindo que a família se despeça de forma tranquila e sem imprevistos.

Existem incontáveis empresas no setor, por isso, na hora de contratar tenha atenção à oferta. Avalie os prós e contras de cada companhia, benefícios e a cobertura dos serviços.

Um plano funeral pode cobrir desde os itens básicos, como o caixão (urna), ornamentos e traslado; ou até contar com sepultamento ou cremação e tanatopraxia (que chega a ter o custo de até R$ 3.000,00). Geralmente, a última opção é a mais atrativa, uma vez que esses valores são diluídos nas mensalidades, dispensando gastos adicionais caso seja preciso utilizar o serviço.

Outra grande vantagem é a possibilidade de assegurar vários membros de uma mesma família. Na Luto Curitiba, por exemplo, o titular indica até 9 pessoas com grau de parentesco para que sejam atendidos se houver uma eventualidade. Colocando na ponta do lápis, o investimento se torna mínimo, uma vez que, para quem não dispõe dessa proteção, um funeral pode custar de 5 a 10 mil em Curitiba.

É possível dividir o valor do plano funerário entre meus familiares? Confira a resposta em nosso artigo.

O plano funeral é o mesmo que o auxílio funeral? 

O mercado oferece uma série de opções que, nem sempre, estão claras para o indivíduo. É muito comum que um indivíduo que não entenda sobre o assunto acabe confundindo a assistência funeral com o auxílio.
A diferença fundamental entre os dois casos é que o auxílio funeral costuma funcionar por meio de reembolso.

Ou seja, o indivíduo precisará resolver todos os trâmites sozinho, realizar o pagamento e solicitar a compensação das despesas. Muitas vezes, o valor da indenização é limitado e cabe à família arcar com o resto dos gastos. Os dependentes também costumam ser restritos, em geral, ao núcleo familiar direto (cônjuge e filhos) ou a um indivíduo.

Importante: a contratação dessa modalidade, normalmente, está aliada a algum pacote de seguro ou de serviços bancários.

Já o plano funeral independe da aquisição de outros produtos. O associado seleciona a alternativa mais adequada para sua família, protege aqueles que ama e ainda pode desfrutar de benefícios em vida, como descontos em rede de parceiros.

Confira as empresas associadas à Luto Curitiba clicando aqui.

Se você pensa em adquirir um plano funeral para sua família, conheça as nossas opções ou entre em contato com um consultor pelo número (41) 3514-3514.

Não perca nossos conteúdos!

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Compartilhe