O que é o Outubro Rosa?

O que é o Outubro Rosa?

De acordo com dados do INCA, o câncer de mama é o principal motivo de óbito da população feminina no país. Só em 2019, a estimativa era de 59.700 novos casos da doença.

Reforçando a importância do diagnóstico precoce na recuperação das pacientes, no mês de outubro, instituições do mundo inteiro se mobilizam para alertar sobre o cuidado com a saúde da mulher. É o chamado Outubro Rosa. A ação nasceu na década de 1990 em Nova York, quando a Fundação Susan G. Komen pela cura distribuiu os conhecidos laços para os participantes da primeira Corrida pela Cura.

No Brasil, a campanha teve início em 2002, com a iluminação em rosa do Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo. Desde então, outros pontos turísticos aderem à mobilização e instituições promovem palestras sobre o câncer de mama. Na última década, o câncer de útero também se tornou parte dessa conversa.

Autocuidado é essencial

A prevenção é sempre a melhor forma de cuidado. Além de manter os exames em dia, como a mamografia, e adotar hábitos saudáveis, é preciso que a mulher esteja atenta às alterações do próprio corpo.

O autoexame das mamas é uma das formas de verificar se há qualquer irregularidade. Por meio dele, é possível notar a existência de nódulos, mudança na textura da pele (parecida com a textura de uma casca de laranja), vermelhidão ou secreção nos mamilos. Ao identificar qualquer um desses sinais, o ideal é buscar o seu médico com urgência.

O câncer de mama pode se apresentar de várias formas e a sua ocorrência está ligada a fatores genéticos, estilo de vida, idade e etnia. No entanto, quando é identificado ainda em estágio inicial, possui chances altas de recuperação e a retomada da qualidade de vida da paciente.

Quem recebe o diagnóstico se depara com muitas incertezas. Nesse momento, o carinho, o apoio e a compreensão de familiares e amigos é de extrema importância e tem impacto positivo no tratamento.

Não perca nossos conteúdos!

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email